Empreendedorismo

voltar Por: Everton Vasconcelos, publicado em 22/08/2013

Definição de empreendedorismo

O termo Empreendedorismo é de uso recente em língua portuguesa apesar de termos registrados em nosso vernáculo palavras como “empreender” e “empreendedor”. Empreendedorismo é uma tradução do termo em inglês “entrepreneuship”, que pode significar dentre muitas outras coisas, um estudo mais complexo sobre inovação e iniciativa. Fernando Dolabella, autor do livro “O Segredo de Luísa” (editora Sextante), tece inúmeros comentários sobre o empreendedorismo e qual é o papel do empreendedor. Portanto, é um livro de leitura recomendada.

O conceito de Empreendedorismo vai além do simples fato de se criar algum produto ou serviço que venha a atender alguma necessidade da sociedade. Aquele produto ou serviço imaginado pelo empreendedor tem que ser diferente daqueles que já são oferecidos à sociedade, algo novo.

Conhecendo os tipos de empreendedores

Empreendedor é o agente que promove o Empreendedorismo. Existem dois tipos de empreendedor:

  • Empreendedor voluntário;
  • Empreendedor involuntário.

O primeiro, se assim podemos dizer, é aquele que tem a ação de empreender correndo nas veias. O empreendedor involuntário é aquele que se vê obrigado a empreender por motivo de desemprego, por exemplo. A diferença entre ambos só fica nos critérios semânticos, pois o talento para empreender de ambos pode ser o mesmo. Não se pode dizer que somente algumas pessoas nascem com o tino empreendedor, todos podem desenvolver esta característica, da mesma forma que se aprende a andar de bicicleta. Empreender é próprio da espécie humana, que adaptou seu sistema respiratório à fala.

Empreendedorismo na sociedade

Empreendedorismo é uma ciência social, bastando para seu entendimento compreender melhor a sociedade em que está inserido o empreendedor. Diariamente a sociedade sinaliza necessidades que precisam ser atendidas. Há muitos anos, era comum achar que um disco de vinil (LP) era o suficiente para armazenar 12 músicas de um cantor ou grupo musical preferido. Num dia descobriram que as músicas poderiam ser gravadas num pequeno disco de leitura por laser, estava criado o Compact Disc (CD). Esta novidade tecnológica acabou com a principal queixa dos usuários do LP: os chiados e cliques. Os idealizadores do CD não acordaram um dia e decidiram criar este meio de armazenamento, foi um trabalho de observar necessidades do mercado. Daí para outras utilizações do CD foi um pulo. O empreendedor cria valor para um novo produto.

Este mesmo empreendedor, ao criar um novo produto, não visa somente a obter lucros cada vez maiores. A preocupação dele não é tão somente faturar muito e enriquecer num curto espaço de tempo. Como já vimos aqui mesmo neste texto, o objetivo do empreendedor é atender uma necessidade da sociedade, o lucro vem atrelado ao sucesso do novo, digamos, invento. Reza a lenda que por volta dos anos 50, executivos da IBM disseram que menos de computadores seriam suficientes para atender todo o planeta, não existindo então a necessidade de um indivíduo possuir um computador em sua casa. Para a sorte dos de hoje aficionados por informática e de todos que usam as benesses da informática, Steve Jobs e Steve Wozniak investiram tempo, conhecimento e poucos recursos no aprimoramento do Apple I, o computador pessoal criado por Wozniak. A partir daí seria criada a gigante Apple conhecida por todos.

O ato de empreender acaba criando hábitos até então inexistentes. Há 40 anos, uma pessoa comum não tinha a sua disposição inúmeros recursos tecnológicos como os atuais. Era perfeitamente aceitável uma carta demorar uma semana para ser entregue. Hoje já queremos a informação em tempo quase que real através dos webmails, MSNs, Skypes entre outros. Quem se imagina viver sem estas maravilhas da informática? Será que ainda temos o hábito de postar cartas nos Correios? Esta realidade de 40 anos atrás tem diminuído muito nestes primeiros 10 anos do século XXI.

Não existe um limite para se empreender novas idéias, é tão infinito quanto à capacidade humana de pensar e interagir com o meio ambiente. Daqui a 100 anos teremos outros conceitos sociais, que criarão novas necessidades, portanto.

Empreendedorismo e o meio ambiente

Não se pode falar em benefícios gerados ao ser humano sem falar no meio ambiente. Empreender algo requer considerar fatores de responsabilidade ambiental. É crescente o número de consumidores preocupados com o impacto que um produto ou serviço utilizado trará ao meio ambiente. As pessoas preocupam-se muito mais com o futuro do planeta como antes, não por uma questão de modismo, mas por sua própria sobrevivência. Assim, o empreendedor deve considerar o impacto ambiental em seus projetos, vale a pena produzir algo que a natureza levará 10 mil anos para dissolver ou um serviço que emita toneladas de carbono na atmosfera? O consumidor tem aprendido a avaliar estas questões graças ao acesso à informação.

Ainda há muito o que se falar sobre o assunto

O assunto empreendedorismo - sobretudo no Brasil - não para nestas linhas, é um assunto vasto e fascinante, dedicaríamos horas e neurônios para abordar as diversas nuances sem ao menos exaurir a metade do tema. Em linhas gerais, podemos depreender que Empreendedorismo consiste em buscar inovação na criação de produtos ou serviços, tendo sempre como premissa satisfazer uma necessidade da sociedade. O empreendedor é a força motriz do empreendedorismo, pois é ele quem observa os fenômenos sociais e analisa de que forma um negócio empresarial usará os dados colhidos para direcionar da melhor maneira possível seus esforços.

O Empreendedorismo é dinâmico uma vez que a sociedade a qual ele está contido se altera a cada momento. Assim, empreender não possui limites, bastando para esta ação acontecer termos pessoas – o empreendedor – atentos aos caminhos tomados pelo homem, agente de qualquer sociedade.


Imprimir esta página Enviar
Topo
OUTROS TEXTOS
 
Sobre o autor Everton Vasconcelos Everton Santos Vasconcelos é contador formado pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ (FACC - UFRJ), pós-graduando da FGV na área de Gestão Financeira com ênfase em Auditoria e Controladoria. Além disso, desenvolve pesquisa na área de Custos, Finanças Pessoais e Gestão Empresarial. É idealizador do ContabilBR.com.

Mensagens para evertonvasconcelos@contabilbr.com
© 2007 - 2014 - Todos os direitos reservados a ContabilBR.com
Criado e desenvolvido por Everton Vasconcelos - Unir sempre. Separar nunca.